5 mil itabunenses já foram atendidos pelo programa de passe-livre

Acesso gratuito ao transporte público
Ascom

A Prefeitura de Itabuna já beneficiou este ano 4 963 pessoas com deficiência no encaminhamento e liberação de passes-livres que permitem o acesso gratuito ao transporte coletivo urbano, intermunicipal e interestadual, além do transporte cidadão. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, no Departamento de Proteção Social Básica - Modulo I, da Secretaria da Assistência Social – SAS, no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro do São Caetano.

De acordo com balanço feito pela SAS até o mês passado foram emitidos 3.198 passes livres urbanos, 140 passes intermunicipais e interestaduais e três para o transporte cidadão. No mesmo período receberam orientações para o atendimento a outros departamentos de Assistência Social, 1.622 pessoas que buscaram informações sobre demais benefícios mantidos pela prefeitura.

O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, reforça a efetiva participação do município na promoção de ações visando uma melhor qualidade de vida da população que vive em situação de risco social constante. Segundo ele, o prefeito Claudevane Leite tem um olhar especial nessa área, buscando inclusive a cooperação das demais secretarias e de órgãos estaduais e federais.

 “Nenhuma pessoa sai daqui sem receber atendimento ou orientação no que se refere aos benefícios sociais de responsabilidade do Departamento de Proteção Social Básica/Modulo I”, afirma a diretora Lúcia Beltrão. O atendimento, segundo ela, exige paciência e sensibilidade muito mais do que conhecimento técnico “pois, só assim teremos um trabalho mais humanizado que atenda e satisfaça as famílias mais carentes que necessitam de especial atenção e apoio do poder público”.  

Um dos atendentes que lida direto com o público Gardner Simões Mangabeira também reforça a opinião da diretora ao afirmar que, além dos direitos assegurados quanto à emissão de passe livre (primeira e segunda vias) todas as pessoas que recorrem ao Departamento são orientadas ou encaminhadas às demais políticas públicas executadas pela Prefeitura. Ele lembra que a assistência social é uma das áreas mais abrangentes mantendo importantes programas federais, a exemplo do Bolsa Família e habitação popular.